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Quando se trata de estratégias de promoção de produtos ou serviços, é frequente que as pessoas se perguntem qual é a diferença entre marketing e publicidade. Embora os termos sejam usados para a mesma finalidade, eles têm significados distintos.
Em ambas as categorias, é necessário entender o perfil do consumidor e garantir uma comunicação persuasiva e criativa. Além disso, publicidade e marketing utilizam ferramentas de mensuração de resultados.
Neste conteúdo, você pode entender o que diferencia as duas áreas e como elas se complementam no mundo dos negócios e da comunicação, entre outros aspectos. Acompanhe!
O que é marketing?
Trata-se do processo de criar, promover e vender produtos ou serviços para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Compreender essas demandas, buscar atendê-las e criar uma imagem positiva para a marca são os objetivos principais da área.
O marketing envolve estratégias e táticas que visam atrair, envolver e reter clientes, bem como construir e manter relacionamentos com eles, visando o alcance de objetivos organizacionais.
De modo resumido, essa área busca entregar valor ao cliente por meio de um processo que envolve vários elementos, a exemplo da pesquisa de mercado, do desenvolvimento de produtos e de estratégias de precificação e distribuição.
- pesquisa de mercado;
- desenvolvimento de produtos;
- estratégias de distribuição e precificação.
É importante saber que o marketing tem diversas subáreas de atuação. Cada uma delas tem um foco específico, mas todas compartilham dos objetivos mencionados. Alguns exemplos são:
- marketing digital;
- marketing de relacionamento;
- marketing de produto;
- marketing de conteúdo.
Como é a formação?
Se você está interessado em trabalhar com marketing, saiba que os caminhos podem variar. Mas, geralmente, eles envolvem a obtenção de conhecimentos em áreas como administração, comunicação, publicidade e afins.
Muitos profissionais de marketing têm formação em cursos como:
- Comunicação e Marketing;
- Publicidade e Propaganda;
- Administração de Empresas;
- Comunicação Social.
Além disso, existem pós-graduações e outros cursos específicos de marketing que podem ser uma ótima oportunidade para complementar a capacitação de quem já cursou Administração ou Comunicação, por exemplo.
O que um profissional de marketing deve saber?
Para se destacar na área, é importante demonstrar interesse em realizar pesquisas relacionadas ao setor, analisar dados e ter habilidades de comunicação e negociação. É fundamental, ainda, ter atenção às tendências e movimentações do mercado, considerando sempre o comportamento do consumidor.
Um profissional de marketing pode atuar, por exemplo, na pesquisa de mercado, sendo responsável por realizar análises aprofundadas do comportamento do consumidor e das tendências vigentes, identificar oportunidades de negócios e criar produtos ou serviços que atendam às demandas observadas.
O que é publicidade?
Essa é uma área de atuação e forma de comunicação voltada para a promoção de produtos, serviços e marcas, que faz uso de diferentes meios de divulgação. A publicidade está muito relacionado com a criação de anúncios, que podem ser usados em mídia impressa ou digital. Alguns canais possíveis são as redes sociais, a televisão, panfletos e outdoors.
As campanhas publicitárias têm o objetivo de atrair o público-alvo por meio de mensagens persuasivas, de modo a criar um desejo de compra e incentivar a concretização disso.
Um publicitário pode atuar em diferentes nichos na área, assim como acontece no marketing. Alguns exemplos de atuação na publicidade são:
- criação: planejamento e desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias;
- atendimento: relacionamento com o cliente;
- branding: gestão da identidade visual e estratégia de marca;
- pesquisa de mercado: coleta e análise de dados para entender o mercado e o comportamento do consumidor.
Como é a formação?
A graduação em publicidade pode variar, mas geralmente envolve a obtenção de conhecimentos em áreas como comunicação, marketing, design, entre outros. Muitos profissionais de publicidade possuem formação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico ou áreas correlatas.
Além disso, existem cursos de especialização e atualização em publicidade que podem ser uma ótima oportunidade para complementar a formação de quem já possui uma base em comunicação ou design, por exemplo. É importante destacar que a criatividade, habilidades de comunicação e conhecimentos em estratégias de marketing são essenciais para uma carreira de sucesso na área de publicidade.
O que um profissional de publicidade deve saber?
Para atuar como publicitário, esse tipo de profissional deve ter facilidade em desenvolver materiais criativos, seja em relação ao design ou escrita de uma campanha. Também é válido ressaltar a sua comunicação — que deve ser persuasiva e atrativa.
Já para planejar e saber se o seu trabalho conseguirá atingir o público-alvo, é necessário acompanhar as tendências do setor. E, em paralelo, realizar análises de mercado, a fim de identificar os desejos e as necessidades do consumidor atual.
Não é difícil encontrar pessoas que resolvem estudar publicidade, mas que já realizaram outras formações anteriormente, como o curso tecnólogo de Design Gráfico e a licenciatura em Letras.
Como exemplo da atuação de um publicitário, ressaltamos o trabalho na produção de um anúncio online. Nessas condições, o profissional fica encarregado de criar um banner publicitário, contendo uma mensagem persuasiva, além de um design chamativo para o cliente.
Nesse conceito, ele também deve planejar a veiculação do material em diferentes sites e mídias sociais que apresentem um número expressivo de visitantes. Com isso, há grandes chances de gerar tráfego para os canais oficiais da empresa e, dessa forma, aumentar significativamente as vendas.
Quais são as principais diferenças entre marketing e publicidade?
Agora, chegou o momento de saber qual é a diferença entre marketing e publicidade. Apesar de apresentarem pontos em comum, como vimos ao longo do post, essas áreas possuem focos variados.
As principais distinções entre marketing e publicidade estão no objetivo e nas estratégias utilizadas por esses profissionais. Enquanto o marqueteiro trabalha com a criação de estratégias, entrega e comunicação de valor para o consumidor, a publicidade atua de um modo mais específico, mergulhando na criação de campanhas publicitárias para promover os produtos e os serviços da marca.
Mas a diferença entre publicidade e marketing não acaba por aí! Enquanto o profissional de marketing recorre a diferentes estratégias para alcançar os melhores resultados — como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, estratégias de preços e distribuição —, o publicitário trabalha diretamente com a criação de campanhas e a veiculação dessas ações em uma série de meios de comunicação.
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