Gestão de carreira: quais são os pilares e como fazer

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A gestão de carreira é uma área que tem crescido significativamente nos últimos anos. Afinal, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar atentos às oportunidades, além de se preparar para as novas exigências. E, sobretudo, saber como desenvolver uma trajetória de forma estratégica e efetiva. 

Tendo em vista a relevância desse assunto, explicaremos, neste artigo, o que é gestão de carreira e como atuar na área. Acompanhe a leitura e saiba mais! 

O que é gestão de carreira?

Como o próprio nome sugere, consiste em um conjunto de práticas que têm como objetivo estruturar uma trajetória para guiar e orientar a vida profissional de um indivíduo. O intuito é estabelecer direções na carreira, garantindo que o colaborador tenha perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional.

Nas empresas, por exemplo, o gerenciamento de carreira, em geral, é uma prática que faz parte da estrutura da organização. Isso significa que a empresa apresenta um plano de carreira e de remuneração pautado em promoções ou progressões profissionais. Nesse caso, o próprio setor de recursos humanos é responsável por como fazer gestão de carreira, promovendo oportunidades que agreguem e facilitem o alcance das metas.

Podemos dizer, dessa forma, que a profissão consiste em estruturar um plano de crescimento profissional para um colaborador. Isso permite uma possibilidade de crescimento muito reconhecida pelos profissionais. O que, em geral, simplifica a captação e a retenção de talentos no mercado de trabalho.

O que faz um gestor de carreiras?

Basicamente, é um profissional que auxilia as pessoas a planejarem, gerenciar e se desenvolver na profissão de forma estratégica e efetiva. Ou seja, ele tem o papel de orientar clientes a alcançarem objetivos profissionais, identificar oportunidades de desenvolvimento de habilidades e orientar sobre decisões importantes nas carreiras em que estiverem.

Alguns dos pilares da profissão incluem:

  • Autoconhecimento: ajudar clientes a entender habilidades, interesses, valores e propósitos para identificar quais são as carreiras que mais se encaixam nas características pessoais que possuírem;
  • Planejamento de carreira: desenvolver um plano de carreira que leve em consideração o histórico do cliente, habilidades e objetivos de longo prazo. O gestor de carreira também ajuda a definir metas e estratégias para alcançá-las;
  • Desenvolvimento de habilidades: identificar lacunas de habilidades e recomendar treinamentos, cursos e outras formas de desenvolvimento profissional que ajudem o cliente a se tornar mais competitivo na área de atuação em que estiver;
  • Networking: orientar o cliente a construir uma rede de contatos profissionais e a participar de eventos relacionados à área de atuação em que estiver, de forma a ampliar oportunidades de negócio e aprendizado.

Resumindo, esse profissional acompanhará o progresso do cliente e o ajudará em tomadas de decisões importantes, como mudanças de emprego ou transição de carreira em Y. Por isso, o gestor também oferece suporte emocional em momentos desafiadores.

Como atuar com gerenciamento de carreiras?

Podemos dizer que planejar uma carreira é uma tarefa muito parecida com o desenvolvimento de um plano de negócios. Para começar, é necessário compreender as especificidades de cada caso, iniciando pelos pontos fortes, que devem ser potencializados, e os fracos, que precisam ser aperfeiçoados.

Além disso, é importante ter em mente qual objetivo o profissional deseja alcançar. Afinal, se ele idealiza uma carreira no setor financeiro, por exemplo, o processo será distinto de quem planeja trabalhar diretamente com a recursos humanos. 

Por isso, para atuar na área de gestão de carreira, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração:

Desenvolva suas habilidades

É interessante buscar conhecimento e experiências em áreas como desenvolvimento pessoal, planejamento de carreira, treinamento e networking. Invista também em cursos e treinamentos que possam aprimorar suas habilidades e conhecimentos nessas áreas.

Identifique seu público-alvo

Defina quem são seus potenciais clientes, como executivos, profissionais de nível médio, recém-formados ou profissionais em transição de carreira. Identificar o público ajudará você a adaptar sua abordagem e serviços para atender às necessidades específicas de cada grupo.

Ofereça serviços personalizados

Cada cliente é único e apresenta necessidades e objetivos diferentes. Portanto, o ideal é oferecer serviços personalizados que levem em consideração as metas e os desafios específicos de cada pessoa.

Construa uma rede de contatos

O networking é fundamental para o sucesso em qualquer área de atuação. E não é diferente na gestão de carreira. Nesse caso, construa uma rede sólida e mantenha-se atualizado sobre as tendências em sua área de atuação.

Promova seus serviços e ofereça suporte contínuo

Use diferentes canais de marketing, como redes sociais, blogs, eventos e parcerias estratégicas, para promover seus serviços e atrair potenciais clientes. Além disso, ofereça suporte aos clientes, ajudando-os a traçar um plano de carreira promissora e a lidar com os desafios e mudanças que surgirem ao longo do caminho.

Acompanhe os resultados

Meça o sucesso do seu trabalho, acompanhando a evolução dos profissionais que atender e avaliando o impacto dos serviços que presta nas carreiras deles. Isso ajudará você a aprimorar sua abordagem e a adaptar serviços para atender às necessidades dos clientes.

Seguindo todas as nossas dicas, você estará preparado para ajudar clientes a alcançarem objetivos profissionais e pessoais.

Como é o curso de gestão de carreiras?

Como você pode ver, um dos principais objetivos da gestão de carreira é desenvolver habilidades e conhecimentos do profissional. Por isso, a educação e o aprimoramento contínuo devem fazer parte desse processo para preparar seus clientes.

Nesse sentido, fazer uma pós-graduação pode ajudar bastante. Por exemplo, o MBA em Gestão de Carreira e Empregabilidade.

Para isso, escolha uma instituição com boa reputação no mercado para fazer um curso de gestão de carreira, que esteja conectada com todas as tendências e inovações, o que permite a formação de um profissional completo. Caso da UNIFACS.

Por fim, a gestão de carreira é uma área gratificante e desafiadora, que pode ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. Se você está interessado em atuar nessa área, comece a desenvolver suas habilidades e conhecimentos e esteja sempre aberto a aprender e evoluir.

Um recurso importante para a sua carreira é o currículo profissional. Por isso, preparamos um teste que trará perguntas e respostas para ajudar você a entender o que fazer ao montar um currículo de sucesso. Esperamos que goste!

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