Curso de Serviço Social: o que o profissional faz?

7 minutos para ler

Existem pessoas que têm uma verdadeira vocação para atuar em projetos de assistência a populações vulneráveis, como crianças, idosos, membros de comunidades carentes e integrantes da população carcerária. Um dos melhores caminhos é optar pelo curso de Serviço Social, o que faz com que os graduados possam conseguir boas oportunidades de trabalho na área. 

A formação acadêmica como assistente social oferece os conhecimentos necessários para começar uma jornada em prol dos direitos humanos e de melhorias sociais. A profissão é ideal para quem gosta de ajudar o próximo, promovendo tanto o bem-estar físico como o psicológico.

Quer entender melhor o que é o Serviço Social e quais as atribuições dos profissionais da área? Tire suas dúvidas a seguir!

O que é Serviço Social?

Em geral, as iniciativas ou projetos que visam resolver situações desfavoráveis aos grupos mais frágeis da sociedade fazem parte da alçada dos Serviços Sociais. Essas situações podem estar relacionadas a diversos setores, como educação, saúde ou alimentação, e afetam desde crianças até os mais idosos.

Quem atua no setor é chamado de assistente social. O profissional é impulsionado pelo senso de justiça, trabalhando pelo direito à igualdade entre todas as pessoas. O objetivo é contribuir para a inclusão, promovendo o desenvolvimento por meio do fortalecimento e promoção de determinados grupos. Entre eles estão:

  • mulheres;
  • pessoas com deficiência;
  • idosos;
  • crianças e adolescentes;
  • moradores de rua;
  • população LGBTQIA+;
  • população negra;
  • população indígena.

O Serviço Social envolve bastante planejamento e prática. E muitos estudantes escolhem a profissão por ter muita empatia, um forte senso de responsabilidade e vontade de ajudar o próximo. Mesmo assim, é importante preparar-se da melhor forma para enfrentar os recorrentes desafios da carreira.

Formação e remuneração

Uma dúvida muito comum de quem quer atuar no Serviço Social diz respeito ao salário e às oportunidades do mercado. Segundo dados da plataforma Salario.com.br, do Novo CAGED, do eSocial e do Empregador Web, a média salarial atual é de R$ 3.020,58, considerando uma jornada de trabalho com 32 horas semanais.

Mas, como você pode imaginar, é possível ganhar até R$ 5.665,37, também de acordo com a plataforma Salario.com.br. Para isso, são necessários boa qualificação e desempenho diferenciado na área. Para ter acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho, é fundamental cursar uma graduação em Serviço Social em uma instituição de ensino reconhecida. Vale ressaltar, ainda, que, após a formação acadêmica, é obrigatório obter o registro no Conselho Regional da profissão para atuar.

O que faz um assistente social?

Quem se forma em Serviço Social tem uma série de funções e responsabilidades no mercado de trabalho. O profissional pode atuar em diferentes segmentos, tanto no setor privado como no público.

Entre os possíveis locais de trabalho dos assistentes sociais estão os hospitais, escolas, asilos, centros de convivência, prefeituras, unidades de saúde e universidades. Eles também podem atuar em sindicatos e movimentos sociais, em que podem desempenhar o papel de assessoramento, por exemplo.

Nesses ambientes, o profissional pode desempenhar as seguintes funções:

  • desenvolvimento de projetos e programas sociais;
  • consultoria a instituições públicas e privadas;
  • ensino e pesquisa em instituições de Ensino Superior;
  • avaliação socioeconômica para acesso a benefícios e serviços sociais;
  • coordenação de atividades em diferentes áreas;
  • garantia de direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • disseminação de informações à população.

O profissional pode, ainda, colaborar para a criação e execução de políticas relacionadas à área, que visam o bem-estar das populações vulneráveis. Para isso, o assistente social comumente realiza a coleta de dados, laudos e estudos que auxiliem na elaboração e aplicação de programas governamentais.

Áreas de atuação

Algumas possibilidades de trabalho no Serviço Social são:

  • previdência social;
  • educação;
  • habitação;
  • assistência social;
  • cultura.

A formação permite uma atuação qualificada para analisar e intervir nos problemas sociais mais profundos. Isso inclui situações de violação de direitos humanos, analfabetismo, falta de renda e migração, entre outras.

Diante de todos os aspectos apresentados até então, é inegável que o Serviço Social é uma área muito relevante para a construção de um contexto melhor e menos desigual. Também é fundamental na luta pela dignidade humana, em especial entre aqueles que mais sofrem com a privação desse direito.

Como se destacar no mercado?

Agora que você já sabe o que faz e quanto ganha um profissional do Serviço Social, é interessante entender como pode se destacar no mercado de trabalho. Assim como em outras áreas, quem deseja ter sucesso precisa apresentar diferenciais para ter mais chances de ascensão na carreira.

O setor é dinâmico e exige bastante responsabilidade e comprometimento, além de habilidades socioemocionais e comportamentais muito bem trabalhadas. Confira, a seguir, os fatores que influenciam nessa construção:

Escolher uma boa instituição de ensino

O primeiro passo é investir em conhecimento de qualidade. Para isso, é necessário buscar por uma formação acadêmica que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e valorizada pelos empregadores do setor. 

É fundamental que a instituição proporcione toda a estrutura básica e complementar para o avanço dos alunos. As atividades, por exemplo, devem ser voltadas para o aprofundamento de capacidades que fazem parte da rotina profissional.

Desenvolver as habilidades e competências necessárias

O assistente social ou futuro profissional da área deve ser dedicado e esforçar-se para ter um perfil comportamental adequado às funções que irá exercer. Uma das melhores maneiras de se diferenciar diante da concorrência é trabalhando para potencializar algumas qualidades.

Em geral, quem trabalha no setor têm um grande senso de responsabilidade e empatia para com o próximo. A inteligência emocional é outro aspecto de suma importância, já que ela contribui muito no momento de lidar com os desafios rotineiros da profissão, principalmente na manutenção do equilíbrio mesmo diante das situações mais difíceis ou angustiantes.

Participar de trabalhos voluntários

Sem dúvidas, uma forma interessante para adquirir destaque na carreira em Serviço Social é participando de iniciativas de maneira voluntária. Você pode, por exemplo, prestar serviços em creches, escolas, ONGs e instituições públicas ou privadas que atuam com filantropia, entre outros.

Além de ajudar a população em situação de vulnerabilidade, essa é uma ótima alternativa para desenvolver habilidades e competências essenciais, como:

  • empatia;
  • compaixão;
  • senso de justiça;
  • facilidade para trabalhar em equipe;
  • liderança;
  • engajamento.

Estudar constantemente

Hoje, boa parte dos empregadores dá preferência a candidatos que demonstram interesse pelos estudos e se mantêm atualizados. Afinal, a dinamicidade do mercado e da sociedade exige isso para que os profissionais possam se manter preparados para os desafios que encontrarão. 

Essa busca pelo aprimoramento constante é ótima para aprender novas habilidades, conhecer pessoas da mesma área e adquirir conhecimentos diferenciados. Também é a melhor forma de conseguir destaque e ter um currículo mais valorizado, sobretudo em processos de recrutamento e seleção.

É inegável a importância do Serviço Social, o que faz com que a profissão seja altamente relevante também no mercado de trabalho. Lembre-se: a melhor maneira de ter acesso às melhores oportunidades de emprego é investir em uma boa formação, que ofereça tudo o que é preciso para ajudar os futuros profissionais a construir sua carreira com solidez.

Se é isso o que você deseja, que tal conhecer o curso que a UNIFACS oferece? Confira já informações sobre o bacharelado em Serviço Social!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário