Conteúdos
Confira algumas vivências que tornam a graduação uma oportunidade única de obter crescimento pessoal e profissional
Uma graduação oferece experiências que só a faculdade proporciona, muito além da conquista do diploma. Elas marcam a vida de um universitário, pois promovem crescimento pessoal e profissional gigantescos. Tão únicos, que são praticamente impossíveis de obter com a mesma qualidade e intensidade em outro ambiente.
Essa vivência é outro dos grandes motivos que faz aquela nova moda de dizer que “fazer uma graduação não é importante na vida” cair por terra. Afinal, a rotina de um universitário vai muito além de apenas aulas, provas e notas. Confira 5 dessas experiências enriquecedoras:
1. Chance de errar
Pode parecer até estranho iniciar o post dessa forma. Mas é um fato: dificilmente em outro momento da sua carreira haverá tantas oportunidades de experimentar e aprender com seus erros.
Estando no início da vida profissional, é esperado que você desenvolva o conhecimento gradualmente e explore o universo da sua área de forma mais livre. Então, é nessa fase em que é possível aproveitar a experiência de ser um calouro.
Você tem a possibilidade de curtir essa leveza e descobrir a faculdade, as matérias, as disciplinas, os temas e a dinâmica da sua ocupação. Além disso, pode experimentar as diferentes possibilidades, pois é a partir delas que terá grandes pistas de quais rumos tomar.
2. Oportunidade de debater
A discussão de ideias é a pedra fundamental do ambiente de uma faculdade. Então, analisar o mundo e as vivências específicas da sua carreira é um dos grandes diferenciais no aprendizado universitário.
Diferentemente do ambiente corporativo, você terá a possibilidade constante de questionar e propor novas soluções. Observando os problemas que envolvem o seu dia a dia, de seus colegas de ofício e da sociedade como um todo. Portanto, essa é outra oportunidade de desfrutar dessas experiências que só a faculdade proporciona.
A partir do diálogo com professores, colegas, funcionários e pesquisadores você poderá desenvolver algumas capacidades interessantes. Tais como: criatividade, embasamento e sensibilidade em reconhecer problemas importantes para solucionar.
3. Participação em extensão universitária
Primeiramente, é importante explicar o que é o conceito que está por trás desse tipo de iniciativa. De maneira geral, extensão universitária consiste em ações e programas que visam oferecer soluções relevantes para diversas questões. A ideia principal é solucionar problemas presentes na sociedade.
Uma das grandes vantagens, frente ao que ocorre no mercado corporativo, é que você nela você poderá experimentar de forma intensa e ao mesmo tempo: conhecimento e prática. Isso muitas vezes, sem nem precisar se deslocar.
Há projetos em que é possível,por exemplo, participar de pesquisas, utilizar laboratórios e interagir com a comunidade. Tudo num espaço só. Portanto, não é coincidência que, por diversas vezes, empresas são parceiras desse tipo de programa, que promove dinâmicas e resultados valiosos.
4. Contato com professores e mestres
A primeira coisa importante para entender o quanto essa experiência é relevante, é valorizar a figura dos docentes. Sendo assim, não é à toa que eles cumpram a importante missão de transmitir seu futuro ofício e conduzir você na aprendizagem.
Esses profissionais dedicaram e dedicam a vida ao entendimento e desenvolvimento da sua carreira. Muitos deles passaram por mestrados, doutorados, além de pesquisas, cursos de especialização, etc.
Dessa forma, multiplique esse conhecimento pelo número de professores com os quais você terá contato durante o tempo que irá durar seu curso. Pegou a quantidade de conhecimento acumulado?
Dificilmente, em outro lugar haverá a chance de conviver com tanta gente que fala com grande propriedade sobre seu futuro ofício ao mesmo tempo. É importante tirar proveito disso também, pois essa é mais uma das experiências que só a faculdade proporciona.
5. Atlética, empresa Jr. ou centro acadêmico
Cada uma dessas instituições tem uma razão de ser e o objetivo de oferecer vivências de crescimento pessoal e profissional. Além de aproximar você de uma realidade mais próxima do mundo corporativo.
No entanto, as dinâmicas que acontecem nelas são únicas. Diversas vezes será possível desenvolver e gerenciar um projeto com a sua assinatura muito mais facilmente do que ocorre num emprego.
É um dos grandes passos para que você comece a desenvolver seu portfólio e currículo. Além de ter a chance de interagir com colegas, monitores e professores de uma forma incrível. Lembra da falta de experiência que foi citada no início do post? Essas são ferramentas para desenvolvê-la de uma maneira muito construtiva.
E aí, o que achou das 5 experiências que só a faculdade proporciona? Tem alguma curiosidade ou maior vontade de passar por alguma delas? Comente aqui embaixo a sua opinião. Afinal, este blog é seu. 😉
E, para ajudá-lo a entender e aproveitar mais o dia a dia na faculdade, confira estes dois posts: Networking Na Universidade: Como Fazer Muito Bem! e Você Sabe O Que Autoconhecimento Tem A Ver Com Universidade?. Invista nessas leitura, pois é o seu conhecimento que levará você mais longe.