Conteúdos
Os cursos de Engenharia estão entre os mais buscados pelos estudantes. Esse campo do conhecimento, afinal, assume importância estratégica em inúmeras organizações do mercado. A lógica não é diferente quando se fala em Engenharia de Produção e o que faz um profissional formado na área.
A graduação é, hoje, responsável por desenvolver habilidades fundamentais para a gestão do sistema logístico e do controle da produção de bens e serviços nas mais diversas indústrias e companhias.
Se você está pensando qual curso de engenharia escolher e busca conhecer oportunidades nessa área, não deixe de acompanhar o conteúdo e descobrir tudo sobre Engenharia de Produção, o que faz e quanto ganha!
O que faz o engenheiro de produção?
Antes de destacar o que faz a pessoa formada na área, vale destacar que, como o próprio nome já indica, trata-se da área do conhecimento responsável pela melhoria dos sistemas produtivos.
Ela lida, portanto, com tudo o que envolve a produção de bens e serviços, desde o projeto até a viabilização e distribuição no mercado. Por essa razão, não se restringe a disciplinas técnicas.
A área também envolve conhecimentos administrativos voltados à gestão de recursos humanos para alcançar melhores resultados. O profissional formado, nesse sentido, assume a função de planejar, projetar e gerenciar sistemas de produção em todos os aspectos: material, humano, financeiro, tecnológico e ambiental.
Entre as atribuições de engenheiro de produção, cabe mencionar:
- realização de estudos de viabilidade de produtos e serviços;
- planejamento e gerenciamento do processo de fabricação e distribuição de produtos;
- relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores para gerenciar a capacidade de produção, realizar compras entre outras atividades inerentes;
- desenvolvimento de sistemas de controle de qualidade eficientes;
- resolução de problemas de produção para otimizar custos, entre outros.
Quais as áreas de atuação?
Na Engenharia de Produção, os campos são bastante abrangentes. O profissional, afinal, precisa reunir conhecimentos multidisciplinares, especialmente nas áreas de Matemática, Física, Administração e Economia. Confira algumas especialidades possíveis!
Gestão da Produção
Nesta área, o profissional fica responsável, por exemplo, pelo planejamento de novas fábricas e linhas de produção, identificando a melhor localização para lojas ou centros de distribuição e definindo equipamentos, rotas de produtos e matérias-primas.
Gestão Econômica
Esta é uma área fundamental para a tomada de decisões estratégicas que trazem sucesso para a empresa no longo prazo. A partir da análise de custos, do planejamento orçamentário e da avaliação de investimentos, o profissional pode trazer eficiência e rentabilidade à produção.
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Na Engenharia de Produção, essa é a área responsável por garantir que os ambientes de trabalho sejam seguros e confortáveis. Isso envolve, é claro, uma análise dos riscos envolvidos, a implementação de medidas preventivas e o planejamento de equipamentos e espaços de trabalho.
Gestão ambiental
O engenheiro que opta por seguir nesse campo de atuação fica responsável por assegurar que as atividades de produção sejam realizadas de maneira sustentável, reduzindo impactos negativos e implementando medidas preventivas, por exemplo.
Pesquisa operacional
Por fim, cabe mencionar essa área responsável pela aplicação de técnicas matemáticas e computacionais para otimizar processos de produção. A função do profissional, nesse sentido, é encontrar soluções que maximizem a eficiência das etapas produtivas, aumentando a qualidade e reduzindo custos e desperdícios.
Qual é o perfil profissional?
Agora que você já sabe o que faz a Engenharia de Produção, deve estar se perguntando qual é a personalidade ideal do engenheiro de produção. Em primeiro lugar, vale destacar alguns aspectos da rotina desse profissional.
Apesar das variáveis em função da área de atuação ou do segmento de mercado, a rotina de um engenheiro geralmente envolve analisar processos de produção, fazer a gestão de projetos, treinar equipes e realizar planejamentos estratégicos.
Nesse sentido, algumas habilidades são indispensáveis para desenvolver um bom trabalho. Isso tanto para o engenheiro quanto para o que faz o técnico de Engenharia de Produção. Entre elas:
- afinidade com disciplinas Exatas, como Matemática e Física;
- perfil analítico capaz de interpretar e analisar dados;
- capacidade de resolver problemas complexos;
- boa comunicação e liderança para lidar com as equipes;
- visão estratégica para tomar decisões favoráveis à empresa.
Vale destacar que, por ter uma atuação técnica, é fundamental que o estudante ou profissional da área mantenha-se atualizado sobre tendências, tecnologias e inovações na área. Nesse sentido, é desejável a busca constante por qualificação e a participação em eventos na área.
Como está o mercado de trabalho de Engenharia de Produção?
O cenário para engenheiros de produção é positivo não só no Brasil como também no ambiente internacional. Afinal, a produção industrial tem sido uma das áreas que mais cresce e demanda profissionais capacitados.
Além disso, o engenheiro pode atuar em diversos segmentos, como automotivo, alimentício, farmacêutico e químico, em empresas dos mais variados portes. As oportunidades se encontram tanto no setor público quanto em instituições privadas. No primeiro caso, o profissional pode auxiliar no desenvolvimento regional, por exemplo.
No setor privado também é possível trabalhar em multinacionais presentes no Brasil. Independentemente das funções assumidas ou do cargo ocupado, o engenheiro pode alcançar bom retorno financeiro. Hoje, o profissional recebe, em média, R$ 9.231,49 para uma jornada de 43 horas semanais. A informação é do portal Salário.com.br. Alguns fatores como nível de qualificação e experiência profissional, no entanto, permitem que o profissional ultrapasse os R$ 15 mil mensais.
Saber sobre o curso de Engenharia de Produção o que faz é uma ótima opção para aqueles que buscam uma formação sólida e versátil. Com amplas possibilidades de atuação e boas perspectivas de mercado, trata-se de uma formação abrangente que capacita os profissionais para atuar em diversas áreas da indústria.
Para aqueles que se interessam pela área, é importante buscar não só o que faz a Engenharia de Produção, mas também pesquisar as melhores instituições de ensino para conseguir qualificação profissional. É indispensável o reconhecimento da faculdade pelo Ministério da Educação (MEC), a existência de uma infraestrutura favorável ao aprendizado e de metodologias dinâmicas que permitam o aprendizado prático voltado para o mercado de trabalho. Este é o caso, por exemplo, das Engenharias EAD.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que faz um engenheiro de produção, inscreva-se no curso de Engenharia da UNIFACS e dê o primeiro passo em direção ao seu futuro profissional!
*Sujeito a alteração