Você sabe o que faz um designer de moda? Conheça essa profissão!

7 minutos para ler

Engana-se quem pensa que as atribuições de um designer de moda se resumem ao desenho de peças para grandes desfiles ou para comercialização. Esse profissional é, de fato, responsável pela criação e pelo desenvolvimento de produtos para o universo da moda, mas o campo de atuação dele é muito amplo e abarca inúmeras possibilidades.

Seu trabalho envolve etapas diversificadas: análise e a aplicação de elementos simbólicos, estéticos e socioculturais. Mas vai bem além disso.

Você tem interesse em ingressar em um curso de Design de Moda e quer ficar por dentro das oportunidades relacionadas a essa indústria? Continue a leitura e confira o que trouxemos neste artigo a respeito do assunto!

Quem faz Design de Moda trabalha em quê?

Quem se gradua nesse curso atua, principalmente, na projeção e na elaboração do desenho de peças de vestuário, acessórios, sapatos e demais itens, tanto exclusivamente para desfiles quanto para a comercialização voltada ao consumidor final. No entanto, indo além, esse profissional também pode ser responsável por:

  • planejar e gerenciar coleções de moda, envolvendo os processos de fabricação, a seleção das matérias-primas e o estudo de viabilidade técnica e sustentável;
  • elaborar protótipos, fichas técnicas, modelos e portfólios a partir da utilização de técnicas distintas de expressão gráfica.

Inclusive, alguns designers de moda também se tornam verdadeiras referências, tanto na organização de eventos da indústria quanto no desenvolvimento de táticas de marketing. Nesse contexto, as ações podem ser traçadas para campanhas publicitárias ou para marcas específicas.

Nesse caso, normalmente, há um grande trabalho nos bastidores de pesquisa de mercado e do comportamento de consumo do público.

Então, o que efetivamente faz um designer de moda?

De forma geral, pode-se afirmar que os profissionais que concluem uma graduação nessa área podem se envolver direta ou indiretamente com tudo aquilo que tem relação ao vestuário, do marketing até a modelagem.

Após a formação, os designers de moda estão aptos a participar de processos de criação, confecção, divulgação e distribuição correlacionados ao segmento. Isso porque, enquanto graduandos, eles passam a conhecer toda a História da Moda e dominar táticas de construção têxtil e técnicas de vestuário.

Além disso, ao longo do curso, é possível:

  • compreender as indústrias mais a fundo;
  • descobrir como identificar tendências mercadológicas;
  • aprender a elaborar padrões e aperfeiçoar habilidades de marketing e administração que, futuramente, serão decisivas para o alcance de um patamar de sucesso na carreira.

Outro ponto importante se refere aos ambientes de trabalho nos quais, geralmente, os designers de moda atuam, como: confecções, fábricas têxteis, lojas, ateliês e escritórios de pesquisa. Assim, no dia a dia, esses profissionais normalmente desempenham funções nas seguintes áreas:

  • figurinismo — como o próprio nome já sugere, tornam-se responsáveis pela elaboração de figurinos de personagens que atuam em produções artísticas;
  • consultoria de imagem — é o campo voltado à orientação dos contratantes do serviço acerca de como se vestir em conformidade com o biotipo, o propósito e o estilo do artista;
  • produção de moda — abrange a pesquisa de itens de vestuário em geral para a realização de desfiles, catálogos, campanhas, exposições etc., de acordo com o objetivo da marca contratante;
  • visual merchandising — quando o designer de moda se torna encarregado de coordenar toda a comunicação visual das lojas de uma marca, desde a montagem de vitrines até a organização das araras de exposição das peças;
  • modelagem — abarca a prototipagem de peças desenhadas recentemente;
  • gerenciamento — é a área na qual o propósito envolve desenvolver, produzir, gerir a logística e comercializar os produtos da indústria;
  • fotografia — quando o profissional graduado em Design de Moda trabalha diretamente com a produção de ensaios fotográficos para anúncios, exposições, revistas etc.;
  • estilismo — campo que abrange o desenho e o desenvolvimento de novos tecidos, acessórios, peças de vestuário, sapatos, estampas etc.;
  • coordenação — área na qual o profissional se torna responsável por gerenciar as equipes envolvidas nos processos e é encarregado de inúmeras funções, que vão desde a seleção de modelos e cores para a produção das marcas até a aquisição de coleções para as lojas.

Como é o curso de Design de Moda e, atualmente, como está o mercado de trabalho na área?

Em regra, o curso de Design de Moda é oferecido pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em duas modalidades: bacharelado e tecnólogo. O primeiro, embora seja mais amplo, tem uma duração maior, de quatro anos.

O tecnólogo, por outro lado, viabiliza um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Ele tem duração de dois anos, com enfoque na atuação prática, embora ofereça também conhecimentos teóricos altamente relevantes.

Na UNIFACS, por exemplo, você concluirá a graduação como um tecnólogo apto a encarar os diversos desafios de uma indústria que está em frequente transformação. Além disso, dominará os estágios dos processos produtivos relacionados ao universo da moda.

Ou seja, o graduando, ao longo dos quatro semestres, desenvolve habilidades que fazem toda a diferença para o ingresso no mundo da moda, com um repertório significativamente extenso: econômico, político, socioambiental e, especialmente, cultural. Inclusive, para os alunos que mantêm um estilo de vida corrido, na UNIFACS, existe a possibilidade de estudar a distância.

Nesse caso, o graduando tem acesso a aulas interativas e laboratórios virtuais, podendo se dedicar ao curso nas horas mais convenientes, de acordo com a rotina. Basta ter acesso a um dispositivo com conexão à Internet. Ao final, o diploma emitido é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e válido em todo o território nacional.

Por último, no que diz respeito ao mercado de trabalho, como vimos, um designer de moda pode construir uma carreira crescente, dinâmica e bastante ampla, desenvolvendo funções na área produtiva ou no próprio gerenciamento de marcas. Segundo o site Salário.com.br, a faixa salarial desse profissional é, em média, de R$ 3.414,27. Podendo partir de R$ 2.600 e chegar até R$ 8.073,96.

Na prática, o quão promissora a carreira será está estreitamente ligado ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que constituam uma bagagem extensa. Nesse caso, é altamente recomendável buscar especializações na área após a conclusão do curso de nível Superior, como pós-graduações.

Entendeu como um designer de moda pode atuar em diversas frentes do mercado de trabalho dessa indústria e desenvolver uma carreira bem-sucedida? Tudo isso, a partir das experiências vivenciadas e de especializações, que o tornam apto a desempenhar variadas funções. Então, se você cogita ingressar na área, o ponto de partida é escolher uma universidade que seja referência.

Portanto, visite a nossa página e conheça em mais detalhes os diferenciais do curso de Design de Moda oferecido pela UNIFACS!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário