Marketing pessoal: o que é e como fazer

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Pensar no marketing como uma estratégia para divulgar e aumentar as vendas de um negócio é o caminho mais natural. Mas será que você já se colocou nesse lugar em uma perspectiva individual? Um profissional também precisa ser atrativo no mercado e saber fazer um bom marketing pessoal.

Seja qual for a sua área de atuação, cuidar da própria imagem e saber se posicionar é importante para avançar na carreira e alcançar metas e objetivos.

Quer saber o conceito de marketing pessoal, como colocar isso em prática e mais? Então, acompanhe o conteúdo!

O que é marketing pessoal?

Também chamada de self-marketing, a prática está relacionada a um plano de ação para promover a imagem de alguém. Como mencionado, assim como uma empresa usa recursos para se posicionar no mercado e atrair um público, isso pode ser feito para um indivíduo enquanto profissional.

Trata-se, basicamente, de uma autopromoção, que visa construir autoridade em relação à sua área de atuação. O intuito é criar uma reputação que valorize as suas qualidades enquanto profissional e aproxime você de boas oportunidades, como:

  • conseguir uma vaga de emprego;
  • atrair novos clientes;
  • aumentar o alcance e ganhar visibilidade.

Isso se aplica tanto à prestação de serviços, a exemplo de consultorias e elaboração de conteúdos, como à venda de produtos — sejam eles digitais, como cursos e aplicativos, sejam físicos, como livros palpáveis e roupas. Praticamente todas as possibilidades de negócios individuais podem ser favorecidas com uma boa estratégia de marketing pessoal.

Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para colocar em prática um plano de marketing pessoal são as redes sociais. O LinkedIn, em especial, é uma plataforma focada em networking profissional e milhares de empresas aproveitam para buscar seu talentos por lá. Você já otimizou seu perfil pensando nisso? Melhorar o marketing pessoal é algo muito acessível, mas que exige atenção e alguns cuidados.

Qual é a importância do marketing pessoal?

O objetivo principal de cada pessoa pode variar, confirmando que essa é uma estratégia a ser utilizada em diferentes situações com o propósito de aumentar as chances de sucesso em suas metas pessoais. Com um trabalho bem feito de construção de imagem, fica mais fácil se diferenciar no mercado e dar cada passo dentro do seu plano de carreira.

Há muitos profissionais super competentes que não conseguem se vender bem e acabam sem a visibilidade que merecem. Como nem todo mundo se preocupa com isso, é natural que alguns tenham maior destaque por saberem se posicionar melhor. Evite que seu sucesso seja atrapalhado por esse motivo!

Hoje vivemos uma era marcada pela influência digital e as pessoas que exercem esse papel ganharam muita relevância. O que muitas vezes resulta em dinheiro e outros benefícios para elas. A verdade é que fazemos isso todos os dias e em todos os momentos, seja para uma multidão ou poucas pessoas ao nosso redor.

Talvez você ainda não tenha identificado qual a importância do marketing pessoal no seu dia a dia, mas provavelmente essa hora vai chegar e buscar informações sobre o assunto é uma das maneiras de começar a evoluir nesse sentido. Pense nisso para atingir seus objetivos!

Como fazer marketing pessoal?

Em primeiro lugar, não pense que há uma única fórmula de sucesso. Certas ações dão certo para algumas pessoas e não quer dizer que sejam regra. Buscar boas referências é legal, mas lembre-se que seu marketing pessoal precisa estar muito alinhado com quem você é e com a imagem que deseja passar.

A seguir, temos algumas dicas rápidas para começar a colocar seu plano em prática.

Invista em autoconhecimento

Não se conhecer o suficiente é um dos maiores obstáculos que você pode encontrar ao querer desenvolver seu marketing pessoal. Onde você quer chegar? Quais são suas maiores habilidades? Em que pontos é preciso melhorar? Como você quer que as pessoas te vejam?

Essa autoanálise precisa ser recorrente para gerar conhecimento sobre si mesmo, que serve como combustível do processo. Por mais que receba ajuda externa, ninguém vai poder definir o caminho por você ou viver em seu lugar.

Portanto, busque refletir e se entender o máximo possível para encontrar respostas com maior facilidade. E se os desejos mudarem com o tempo, não se importe de traçar novas rotas e seguir com outros objetivos.

Escolha seus canais de comunicação

Marketing tem tudo a ver com comunicação. Não adianta ter uma boa estratégia de venda e posicionamento de marca se você não divulga seu produto, certo? As pessoas precisam saber o que você oferece e isso depende também de definir quais serão os canais para se comunicar com elas.

As redes sociais são uma opção certeira, prática e acessível. Então, busque alinhar seus perfis de acordo com os objetivos profissionais que tiver e mantenha a frequência da comunicação com seu público.

Porém, existem também outros meios que devem ser considerados. O currículo, por exemplo, não deixa de ser um exemplo de marketing pessoal, principalmente na hora de transmitir informações para possíveis contratantes. Há ainda os cartões de visita, e-mails, blogs, vídeos de apresentação, entre outros.

Querer “atirar para todo lado” nem sempre é a melhor decisão. Foque em produzir conteúdo de qualidade para os canais mais visitados por seu público-alvo. A habilidade da comunicação deve ser aprimorada constantemente!

Desenvolva o networking

Construir uma rede de relacionamentos é tarefa essencial para quem quer melhorar o marketing pessoal. Com bons contatos, suas oportunidades podem ser multiplicadas e isso depende de ter cuidado com cada pessoa que você encontra e se relaciona. Procure participar de eventos e vá atrás (com muita simpatia) de quem possa fortalecer o seu networking.

Aprenda a contar histórias

Tudo pode ser transformado em história. As decisões que você tomou ao longo da vida, a escolha da roupa que vestiu hoje ou dos alimentos que colocou no seu prato na hora do almoço. Criar discursos, saber argumentar e persuadir são características importantes para explorar o melhor de si.

Não estamos falando de criar histórias, fantasiar ou mentir. A questão é saber usar a comunicação a seu favor, o que inclui todas os aspectos possíveis: fala, escrita, comportamento e visual. Você está sendo visto o tempo todo!

Aposte em capacitação

Você conhece a expressão “lifelong learning“? Estamos falando da educação contínua, que não acaba com a conclusão da educação formal e envolve um interesse voluntário das pessoas. Vivendo em um mundo tão dinâmico, não há como ser diferente, concorda?

Dedicar-se ao desenvolvimento pessoal e profissional é uma das maiores ferramentas para construir uma carreira promissora. Afinal, buscar conhecimento e qualificação é a melhor maneira de atrair boas oportunidades.

Enfim, cuidar do marketing pessoal é algo que pode levar você muito além! Coloque isso em suas prioridades e comece a montar um plano para se posicionar cada vez melhor no mercado. E, é claro, colher os frutos disso.

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