Independência financeira: saiba como conquistar a sua

6 minutos para ler

Ser dono do próprio nariz é o sonho de muita gente. Sem dúvidas, esse tipo de conquista é muito recompensador, além de possibilitar que outros objetivos sejam conquistados com mais facilidade. Mas, afinal, como chegar lá? A chave é: buscar a independência financeira.

Com ela, você se desvencilha das “amarras” de outras pessoas e toma as rédeas da própria vida. Além disso, consegue se programar melhor e fazer escolhas que realmente representem os seus objetivos, sonhos e necessidades em cada fase da vida.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que coloca em pauta a importância desse aspecto. Aqui, você também vai conferir dicas para se aproximar cada vez mais de uma independência financeira. Continue a leitura!

O que é independência financeira?

O conceito se refere, basicamente, à ideia de ter o controle sobre as próprias finanças. Mas não se engane: isso não é um sinônimo de, por exemplo, morar sozinho ou deixar de depender dos pais.

As pessoas que são financeiramente independentes de verdade são aquelas que têm as rédeas da própria vida financeira. Além de conseguir se manter sem grandes dificuldades, elas conseguem construir sonhos com o dinheiro que têm disponível.

Vale destacar que há diferença entre independência financeira e liberdade financeira. Enquanto a primeira diz respeito à ideia de não depender de ninguém, a segunda está mais voltada à possibilidade de não precisar se preocupar com os próprios gastos. Ou seja, uma estabilidade ainda maior, que só pode ser conquistada a partir da independência.

Como alcançar a independência financeira?

Chegar nesse ponto é algo que exige planejamento. É bem fácil encontrar pessoas que não têm qualquer controle do dinheiro, vivendo no vermelho ou vendo o salário desaparecer da conta logo no começo do mês.

As dicas a seguir são úteis para quem está nesse momento da vida ou, também, para quem ainda não tem um dinheiro próprio e deseja começar a vida financeira com o pé direito. Confira!

Invista em educação

O primeiro passo para quem deseja ter independência financeira é, sem dúvidas, focar no conhecimento. Fazer uma faculdade, por exemplo, é uma das melhores formas de garantir sua inclusão no mercado de trabalho e conquistar vagas com remuneração mais atraente no futuro. 

O melhor é: você pode optar entre vários cursos e modalidades, como é o caso da escolha entre EAD e presencial. Assim, encontra opções que se enquadram não só nas suas preferências, mas também no bolso e na rotina.

Saiba onde você está

O segundo passo envolve uma boa dose de autorreflexão. Em que momento da sua vida você está? Há pessoas que ainda não conseguiram o primeiro emprego, enquanto outras já trabalham, mas se veem afogadas em dívidas.

Às vezes, é difícil olhar para si. Mas encare esse desafio e perceba exatamente qual é a situação. Caso tenha pendências, anote-as. Deixe tudo na ponta do lápis, para que o plano traçado seja o mais realista possível.

Trace planos

Em seguida, é hora de bolar uma estratégia que permita que você chegue onde deseja. Qual é seu objetivo? Ele pode ser comprar uma casa ou um carro, mudar de emprego ou de país, conseguir o diploma dos sonhos — ou até mesmo tudo isso junto.

Anote esses planos e veja o que você precisa fazer para alcançá-los. Quanto dinheiro deve ser guardado? Com sua renda atual, é possível fazer isso? Em quanto tempo você pode começar a guardar e até quitar as suas dívidas? Organize o futuro!

Entenda seus gastos

Em seguida, é muito importante entender exatamente para onde está indo seu dinheiro. Muitos aplicativos de banco permitem esse tipo de análise, mas ela também pode ser realizada manualmente. Para visualizar melhor a situação, escreva quais são seus gastos fixos em uma folha, de acordo com o que você se lembra ou estima. Depois, compare com os débitos do mês anterior. 

Corte o que não for necessário

Feito isso, é bem possível que você encontre uma boa discrepância entre a expectativa e a realidade. Sendo assim, é fácil perceber que há espaço para cortes em gastos supérfluos.

Elimine tudo o que realmente não for necessário da sua vida — e, se necessário, fique longe de tentações. Sites de compras, aplicativos de entrega e outros serviços do gênero são um grande perigo para quem não está, ainda, no controle da própria vida financeira.

Mude as prioridades

Com essa visão, fica mais fácil traçar prioridades. Eliminar aquilo que é supérfluo vai permitir que seu dinheiro renda bem mais, otimizando as chances de um futuro mais promissor.

Mas não se esqueça, também, de investir em si mesmo. Lazer, cultura e viagens não devem ser completamente excluídos. Afinal, experiências também são fundamentais para o crescimento pessoal, desde que sejam cuidadosamente planejadas e vividas de forma econômica.

Faça reservas

Hoje, há muitas alternativas para guardar dinheiro. Elas vão da tradicional poupança a caixinhas digitais oferecidas pelos bancos. Reserve uma quantia fixa mensal e comprometa-se com ela, como se fosse um boleto recorrente. Assim, você minimiza a tentação de burlar esse propósito.

Busque investimentos

Investir também é uma boa forma de guardar. Quando você acerta nessa prática, seu dinheiro trabalha por você, e os frutos podem ser colhidos após algum tempo. Pesquise sobre investimentos para iniciantes e veja qual deles é o mais seguro e adequado para seu perfil financeiro. Se necessário, conte com a ajuda de alguém que entende do assunto!

Procure novas formas de ganhar dinheiro

Por fim, outra forma de conquistar a independência financeira é buscar formas diferentes de fazer dinheiro. Isso é possível até mesmo para quem concilia trabalho e estudo, por mais desafiador que seja.

A boa notícia é que, hoje, há muitos trabalhos online, que podem ser encaixados até em uma rotina mais corrida. Sem contar que você pode explorar os seus talentos e, quem sabe, começar o próprio negócio — ainda que de forma modesta.

Gostou de saber mais sobre independência financeira? Esperamos que sim! Agora, é hora de colocar as dicas em prática e observar os benefícios que isso vai trazer para o seu planejamento financeiro, sua satisfação pessoal e sua vida como um todo. E lembre-se: o primeiro passo para conquistar sua independência financeira é investir em educação.

Por falar nisso, temos algo que pode ajudar. Aproveite a visita e confira o teste vocacional da UNIFACS!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário