O que fazer depois da faculdade? Conheça as principais opções

6 minutos para ler
Pessoa usando óculos de realidade virtual. Banner fala sobre a Semana de Computação & Humanas e chama para a inscrição. Informação textual: Futuro On Semana de computação & humanas Graduação EAD A partir de R$ 84,50 CUPOM: OFERTAESPECIAL INSCREVA-SE Condições especiais de 5 a 22/5 UNIFACS On-line

Quando a graduação termina, precisamos traçar novos planos e sair em busca de outras conquistas. O problema é que nem todo mundo sabe o que fazer depois da faculdade, mas a indecisão pode levar você a perder um tempo precioso.

A boa notícia é que existem várias alternativas para quem acabou de sair da faculdade. Preparamos este conteúdo para apresentar algumas ideias.

Continue lendo e confira diversas alternativas para traçar novos planos e sair em busca de sucesso na sua carreira ou, até mesmo, na vida pessoal. Com certeza, uma delas combina com seus objetivos!

Buscar efetivação no estágio

Para muitos graduados, não existe tanto segredo sobre o que fazer depois da faculdade. Afinal, o foco é entrar no mercado de trabalho. E, se você estava estagiando ao longo do curso, tem uma vantagem a mais.

Depois que a graduação termina, o estágio também se encerra, já que é preciso estar estudando para ter esse vínculo com a empresa. Mas não significa que as suas oportunidades terminam aqui. Agora que já se formou, pode buscar a efetivação no local em que estava estagiando.

Nesse caso, fica mais fácil conquistar a vaga, porque a empresa já conhece você e o seu trabalho. Se o desempenho tiver sido bom, esse é mais um ponto positivo. Veja a possibilidade de conquistar uma vaga de emprego para continuar atuando nessa empresa.

Procurar empregos na área

Se não estava estagiando, não foi possível conseguir a efetivação ou caso não queira continuar na empresa em que fez estágio, você pode partir para o mercado de trabalho e procurar por vagas de trabalho na área.

Existem muitos sites que fazem a conexão dos candidatos com as empresas que estão em busca de profissionais. Você pode realizar o cadastro nessas plataformas, caprichando no currículo para chamar a atenção dos recrutadores.

Também vale procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador da cidade onde mora, além de criar um bom perfil nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Aliás, esse é um excelente canal para criar uma boa rede de contatos e aumentar as chances de conquistar uma vaga.

Se já tiver relacionamento com outras empresas e profissionais da área em que deseja atuar, pode procurar essas pessoas para receber indicações de vagas.

Fazer trabalho voluntário

Essa é uma boa alternativa, se estiver buscando o que fazer depois da faculdade, para ampliar as suas experiências antes de se manter em um emprego. O trabalho voluntário, como o nome indica, não oferece um salário.

Em compensação, é uma boa experiência para colocar conhecimentos em prática e acompanhar o dia a dia dos profissionais, das empresas ou das instituições que estão relacionadas com a área de formação escolhida.

Além disso, o trabalho voluntário pode ser acrescentado no currículo. Ele é um tipo de experiência e um diferencial que pode atrair a atenção das empresas quando for buscar uma vaga de emprego. Sem falar que isso também traz realização pessoal e ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades que farão a diferença na vida profissional.

Desenvolver projetos

Você pode participar deles ou criar os seus próprios. É mais uma experiência bem interessante para ver a teoria colocada em prática. Também uma oportunidade para trabalhar com outros profissionais e, quem sabe, fazer a diferença na sociedade.

Essa alternativa é ideal para quem está procurando o que fazer depois da faculdade, mas quer algo mais marcante. Os projetos podem ser elaborados em parceria com outros recém-formados, com profissionais já atuantes na área, com empresas, instituições e, até mesmo, com a prefeitura da sua cidade.

Participar de um projeto pode trazer uma boa visibilidade para o seu nome como profissional. Assim como o trabalho voluntário, é algo que você pode incluir no currículo a fim de ter um diferencial atrativo para o mercado.

Empreender na área

Você já pensou em ter o próprio negócio? Algumas pessoas entram no ensino superior com esse objetivo, mas se está pensando sobre o que fazer depois da faculdade e ainda não tinha considerado essa opção, talvez essa seja uma boa escolha.

Empreender é uma prática muito comum no Brasil e um caminho para profissionais de todas as áreas. Afinal, você pode ter a própria empresa, um escritório, um consultório ou clínica. Ainda pode atuar como profissional liberal ou com consultoria, por exemplo. Tudo depende da área de formação e do setor em que deseja atuar.

Lembre-se de que para empreender com sucesso não basta ter conhecimento técnico no seu ramo. Também é importante buscar novas habilidades e aprimorar as competências para entender como um negócio funciona e o que é preciso para que ele seja bem-sucedido.

Trace um plano de negócios, estude o mercado e defina cada detalhe antes de começar. Assim, você fará investimentos mais certeiros e tomará as melhores decisões para que o negócio se fortaleça e conquiste espaço.

Continuar os estudos

Conhecimento nunca é demais. Investir em novos cursos permite enriquecer o currículo e ampliar o ramo de atuação para que você tenha um diferencial mais atrativo no mercado de trabalho. Por isso, outra opção do que fazer depois da faculdade é continuar estudando.

Algumas pessoas decidem cursar uma segunda graduação para enriquecer o currículo. Também, ao longo do curso, é natural sentir mais afinidade por determinadas disciplinas. Se isso aconteceu com você, pode fazer uma pós-graduação para se tornar um especialista nesse ramo.

Mais uma opção é observar o mercado e identificar oportunidades, como uma área que esteja em crescimento ou precisando de profissionais. Assim, em vez de entrar no mercado de trabalho apenas com a graduação, como todos os outros, você aumenta o nível técnico para ter uma atuação mais específica.

Mesmo depois de finalizar esse curso, é interessante que continue observando aquilo que o mercado procura. O intuito é fazer novas especializações e manter os conhecimentos alinhados com aquilo que as empresas precisam.

Não falamos que eram várias as alternativas? Com todas essas ideias, com certeza, você não vai mais ficar em dúvida sobre o que fazer depois da faculdade. Não importa em qual área você se formou, tem sempre uma forma de investir na carreira para alcançar o sucesso profissional e a realização pessoal.

A pós-graduação costuma ser a próxima fase depois da faculdade. Aproveite para conferir os cursos oferecidos pela UNIFACS e escolha aquele que mais combina com a carreira que você deseja.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário