O que é gestão de projetos? Saiba qual a sua importância

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Você sabe o que é gestão de projetos e qual a importância do profissional para o cotidiano de uma empresa? A atividade é voltada para o gerenciamento eficiente de todas as tarefas e os processos que envolvem o dia a dia de uma companhia.

Os métodos empregados pelo profissional da área garantem níveis operacionais mais organizados, favorecendo todo o empreendimento. Isso porque o gestor de projetos é o principal responsável pelo acompanhamento do desempenho dos colaboradores.

Acompanhe a seguir e entenda qual a importância da gestão de projetos para uma empresa!

O que é gestão de projetos?

Em um negócio, os projetos são desenvolvidos para gerar soluções, serviços ou produtos exclusivos com o intuito de atender às necessidades dos clientes e dos parceiros. Nesse sentido, a gestão de projetos é a técnica utilizada para planejar, executar e tornar reais as ideias inovadoras nas empresas.

O papel principal da gestão é garantir a finalização do projeto dentro dos recursos estimados ou o mais próximo possível. A função dela aumenta as chances de que o projeto se desenvolva sem problemas. Isso porque o profissional realiza o gerenciamento de tempo e de tarefas, tendo conhecimento de todas as etapas.

As ações são feitas para entregar um resultado adequado às necessidades e aos desejos dos clientes do projeto. Ou seja, a gestão assegura que a iniciativa seja conduzida da melhor forma possível, sem falhas ou imprevistos, já que as decisões são sempre baseadas em técnicas altamente eficazes.

O que faz o gestor de projetos?

O profissional responsável pela gestão tem a responsabilidade de planejar e coordenar a execução de todo o projeto. Ele tem um papel estratégico, uma vez que tem como dever:

  • selecionar e adquirir recursos;
  • aplicar metodologias de gestão de projetos;
  • comunicar decisões e resultados;
  • monitorar indicadores do projeto;
  • controlar escopo, custos e prazos;
  • planejar atividades e definir responsáveis;
  • examinar e gerenciar riscos envolvidos na execução do projeto;
  • coordenar o trabalho, monitorando o progresso e os prazos individuais;
  • garantir que o projeto esteja dentro do orçamento;
  • assegurar resultados e metas estabelecidas.

Para se tornar gestor de projetos, é fundamental desenvolver algumas habilidades e competências para executar as funções de trabalho com excelência. O ideal é que o profissional desenvolva soft skills e aposte na ideia de lifelong learning, ou seja, em aprender continuamente. Para se destacar, a indicação é aperfeiçoar as seguintes qualidades:

  • capacidade de trabalhar sob pressão;
  • gestão de tempo e de tarefas;
  • flexibilidade;
  • liderança;
  • boa comunicação interpessoal;
  • facilidade para lidar com pessoas;
  • organização;
  • solução de problemas.

Caso seu objetivo seja ter uma carreira promissora, destacando-se da concorrência, a principal dica é buscar por especializações, como pós-graduações. A partir desse tipo de formação, o profissional tem a oportunidade de investir no currículo e perfil, tornando-se um candidato mais valorizado pelos empregadores do setor.

Como ser um profissional da área?

O mercado de trabalho na área de gestão de projetos é aquecido e anualmente oferece inúmeras possibilidades de crescimento para os profissionais. No entanto, como citamos, é importante adquirir algumas competências para entrar no ramo e ter sucesso.

A principal indicação, nesse sentido, é cursar Gestão de Projetos em uma instituição de ensino de qualidade. Nesse curso, você vai aprender estratégias de negociação, liderança e motivação de equipes, além de técnicas de análise de desempenho, concepção de projetos, design thinking, gestão de custos, prazos e cronogramas.

Ao concluir, você estará qualificado para atuar como gestor de projetos em qualquer empresa de médio e grande porte, conduzindo desde a implantação de um software até processos financeiros e administrativos. Na UNIFACS, o aluno conta com infraestrutura moderna, professores experientes e uma forte conexão com o mercado.

A partir dos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, você sairá preparado para atender às demandas dos empregadores. Isso porque a certificação na área é frequentemente associada a um alto desempenho, representando um ponto-chave para se diferenciar. 

No entanto, para ser realmente eficiente em sua função, é fundamental encarar o trabalho como uma experiência de aprendizado. Bons gestores de projetos sempre estão aprendendo a partir de práticas, abordagens e técnicas que utilizam no dia a dia. 

Quais são as possibilidades de atuação? 

Uma das grandes vantagens de seguir nessa profissão é a ampla variedade de segmentos em que o gestor de projetos pode atuar. Ele pode ter sucesso em toda área que envolve a realização de projetos, tais como:

  • indústrias;
  • gestão pública;
  • desenvolvimento de softwares;
  • tecnologia da informação;
  • institutos de pesquisa e desenvolvimento;
  • instituições financeiras;
  • empresas de engenharia;
  • petrolíferas;
  • mineradoras;
  • setor agrícola.

Atualmente, a demanda por profissionais especializados está em alta, com cada vez mais negócios buscando candidatos qualificados para gerenciar projetos. Apesar de o estudo ser importante, a formação não é suficiente para se destacar diante da concorrência. 

Mesmo que você tenha certa experiência, é interessante investir em certificações para alavancar na carreira, como a PMP (Project Management Professional), a CAPM (Certified Associate in Project Management) e a CSM (Certified ScrumMaster). 

Justamente por ter um campo de atuação amplo, as habilidades desse profissional são essenciais para os setores administrativos, financeiros, de vendas, recursos humanos, marketing, entre outros. Isso explica por que existem tantas companhias investindo para integrar gestores de projetos nos times de trabalho. 

Contar com um gestor de projetos auxilia ainda mais na clareza das entregas e na análise de relatórios e informações sobre os resultados da corporação. Em um mercado cada vez mais competitivo, esse é o profissional mais indicado para organizar os recursos de maneira totalmente coerente e alinhada aos objetivos das empresas.

Agora você já sabe o que é gestão de projetos e qual importância dela para os empreendimentos. O próximo passo é buscar por uma instituição de ensino reconhecida a fim de começar os estudos e se aprofundar nessa área tão interessante e promissora. 

Muitas pessoas escolhem realizar uma especialização ou segunda graduação para se capacitar no setor. Essa é uma ótima ideia para aprimorar as habilidades e os conhecimentos, tendo ainda mais chances de agregar valor ao perfil profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também quais são as diferenças entre pós-graduação e MBA!

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