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A administração escolar tem um escopo voltado ao controle dos recursos financeiros e materiais à disposição para a garantia da entrega de um ensino de qualidade aos alunos. Já a gestão escolar visa à otimização dos processos cotidianos e ao aumento da eficiência do ensino institucional.
Trata-se, portanto, da administração da escola como um todo. Justamente por isso, é fundamental que o profissional responsável pela área esteja apto a identificar as particularidades e as necessidades de cada um dos departamentos, a fim de assegurar o adequado desenvolvimento das atividades.
No entanto, ao abordar essa temática, é comum que surjam alguns questionamentos, como o que é gestão escolar, de fato, incluindo os seus desdobramentos, quem faz parte dela, como é possível desenvolvê-la e quais são os seus benefícios, entre outros pontos. Nas próximas linhas, vamos sanar as principais dúvidas. Continue a leitura!
O que é gestão escolar?
Inicialmente, é importante considerar que uma escola é uma instituição de grande complexidade. Isso porque abrange diversos setores, como o técnico-administrativo e o pedagógico, práticas e públicos, que são constituídos por colaboradores, discentes, docentes, responsáveis pelos estudantes, mantenedores etc.
Então, para tornar possível a administração de todas essas forças, alinhando-as, a gestão escolar se faz necessária. Em termos simples, trata-se de um meio de assegurar que todos os departamentos e os agentes envolvidos na instituição de ensino estejam completamente integrados aos objetivos estipulados.
Assim, é esperado que a atuação de todos não vise apenas a valorizá-los, mas também, ao alcance de resultados que colaborem, de forma direta ou indireta, para o crescimento dessa organização. Nesse sentido, há uma divisão da gestão em seis principais pilares.
Dessa forma, todos objetivam a autonomia em âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, bem como a otimização dos processos. Inclusive, é importante destacar que existe uma interdependência entre esses pilares, portanto, a sintonia entre as esferas é vital para a escola. A seguir, vamos abordar cada um deles mais detalhadamente.
Gestão escolar pedagógica
Vinculada diretamente à atividade fim da área educacional, envolve o planejamento e a organização do sistema educacional, bem como a gestão dos recursos humanos e a criação e a execução dos projetos pedagógicos.
Gestão escolar administrativa
Tem como propósito cuidar dos recursos materiais financeiros e físicos da escola, não somente zelando pelos bens, mas também, assegurando a sua devida utilização em prol do ensino.
Gestão escolar financeira
Encarrega-se da organização dos proventos, da priorização dos gastos e da ordenada distribuição orçamentária, com o objetivo de que todos os departamentos tenham as suas demandas supridas.
Gestão escolar de recursos humanos
Além de ter a finalidade de fomentar a boa relação entre todas as partes, o gestor escolar, em se tratando da administração dos recursos humanos, deve ser capaz de motivar o time de colaboradores e de manter o corpo docente engajado com o projeto de ensino implementado.
Gestão escolar de comunicação
Relaciona-se diretamente com a gestão dos recursos humanos, mas não se limita a garantir a motivação e a satisfação dos profissionais, indo além dos muros da instituição de ensino e abrangendo toda a comunidade escolar.
Gestão escolar de tempo e eficiência dos processos
Está estreitamente associada com o nível de produtividade dos departamentos e com a eficiência dos processos inerentes à instituição de ensino. Nesse sentido, adota-se uma visão de que os setores de uma escola são como engrenagens de um relógio. Se o funcionamento não estiver adequado, é possível que haja atrasos ou, até mesmo, que os ponteiros parem de se mover.
Quem faz parte dela?
Em geral, a equipe gestora de uma escola é composta por diretores, diretores auxiliares e por um time pedagógico. No entanto, o profissional efetivamente responsável pela área deve ter habilidades para o gerenciamento de fatores que vão além do plano pedagógico, incluindo até questões financeiras.
Ou seja, ele é encarregado de dar atenção à escola em sua totalidade, não se limitando ao ensino, que é o foco. Nesse sentido, cabe ao gestor escolar gerir a instituição, de ponta a ponta, com base nas políticas e diretrizes públicas educacionais.
Além disso, implementar o projeto pedagógico de forma que os discentes possam realmente alcançar os objetivos esperados. Portanto, em meio às suas principais atribuições, podemos exemplificar:
- liderança da equipe escolar;
- condução do Projeto Político Pedagógico (PPP);
- garantia da observância do calendário escolar;
- coordenação e valorização dos colaboradores e do corpo docente;
- garantia da boa performance dos processos de ensino-aprendizagem, fazendo intervenções quando convenientes;
- criação de condições favoráveis à capacitação continuada dos docentes e dos demais colaboradores que integram o quadro de pessoal da instituição de ensino;
- gestão responsável e transparente dos recursos financeiros, materiais e humanos da escola etc.
Perfil do gestor escolar
Além de dominar as habilidades técnicas já mencionadas, o profissional que deseja atuar na gestão escolar deve desenvolver algumas competências que reverberarão positivamente na sua relação com a instituição de ensino.
Para o gerenciamento de um time autônomo e diverso, por exemplo, o ideal é que ele tenha tato e sensibilidade para lidar com as pessoas, além de respeito e sensibilidade. Seguindo a mesma linha de pensamento, para o exercício da liderança, assumindo um papel influente no ambiente, o gestor precisa ser capaz de cultivar o diálogo, dentro e fora dos muros da escola.
Portanto, é esperado que esse perfil de profissional tenha, entre outras skills, capacidade de se planejar estrategicamente, mentalidade voltada à inovação e aptidão para trabalhar em equipe.
Além disso, é interessante pontuar que, embora todo profissional com Ensino Superior completo, em tese, possa atuar como gestor escolar, o mais recomendável é que ele tenha afinidade ou experiência na área. Assim, os graduados em Pedagogia ou em outros cursos relacionados à área educacional são priorizados.
Como desenvolver a gestão escolar e quais são os seus benefícios?
Na prática, essa atividade abarca algumas iniciativas fundamentais, as quais também devem ser dominadas pelo profissional responsável pela área. São elas:
- manter a gestão do tempo, evitando que os profissionais sejam sobrecarregados e que faltem prioridades e metas;
- garantir a motivação dos colaboradores, tendo em mente que as ações com esse objetivo devem ser recorrentes, e não atividades pontualmente presentes em um calendário;
- priorizar a comunicação, mantendo a transparência na relação com os membros da comunidade escolar;
- investir no controle financeiro, compreendendo de que forma a realidade de cada departamento está integrada ao orçamento e acompanhando o atingimento das metas;
- desenvolver estratégias com foco nos discentes, levando em conta que a jornada de conhecimento do estudante não termina dentro da sala de aula;
- preparar-se para mudanças, sabendo o momento de propor melhorias que impactem positivamente os processos internos.
No entanto, é importante destacar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as competências necessárias para a implementação de iniciativas como essas não são “habilidades natas” e podem ser perfeitamente desenvolvidas. Uma excelente alternativa, inclusive, é investir em especializações voltadas à área, como Gestão Escolar com Ênfase em Educação Inclusiva, Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia Institucional.
Já no que diz respeito aos benefícios, pode-se dizer que a principal vantagem da gestão escolar é viabilizar o aumento da eficiência da instituição de ensino nos mais diferentes departamentos. As demais áreas (que vão além da pedagógica) compõem a base não qual as ações pedagógicas se assentam e, por essa razão, devem funcionar adequadamente.
Agora que você entendeu o que é gestão escolar, vale a pena destacar a relevância de, após a conclusão da graduação, investir em pós-graduação que o torne apto a atuar como especialista na gestão dos mais diversos espaços educativos. Assim, você estará mais bem preparado para driblar os desafios da área educacional.
A propósito, aproveitando o gancho, que tal conferir o nosso post com as melhores dicas para escolher uma pós-graduação?