Conteúdos
Saber como dar feedbacks sem perder a empatia é um desafio com que muitas pessoas se deparam. No entanto, para que um conselho seja realmente construtivo, é fundamental desenvolver boas técnicas para colaborar, em vez de prejudicar a autoestima e a autoconfiança de outros indivíduos.
Aprender a construir feedbacks de forma equilibrada e instrutiva é, inclusive, uma oportunidade para colocar a comunicação em prática. Assim, é possível trabalhar ótimas habilidades profissionais e pessoais.
Neste post, listamos 6 dicas para ajudar a dar melhores devolutivas no trabalho e em qualquer outro espaço. Acompanhe e veja como oferecer boas orientações profissionais!
1. Prepare um roteiro
Para começar, vale a pena ter um registro dos principais pontos que não podem ficar de fora nas avaliações. Com isso, é possível otimizar os trabalhos futuros e padronizar todos os feedbacks oferecidos na gestão de startups e empresas.
Vale destacar que ter um guia para preparar os retornos das avaliações é ainda mais importante para dar feedback escrito. Afinal, é possível reaproveitar os modelos e ajustar de acordo com cada pessoa.
No roteiro, é uma boa ideia fazer um checklist com as características que são indispensáveis em uma tarefa. Junto a isso, vale a pena também fazer uma lista com o que não pode ter nesse trabalho e o que é um capricho a mais.
Dessa maneira, na hora de dar o feedback, é possível se basear no que já foi construído. Se o indivíduo apresentou todo o checklist essencial, o trabalho está dentro da média. Nesse caso, o retorno pode ser em torno de como superar as expectativas.
Se a pessoa contou com muitos itens da lista de “Não pode”, significa que o desempenho foi abaixo do esperado e requer apontamentos de como melhorar. Por outro lado, se incluiu vários elementos positivos acima do desejado, é possível destacar o diferencial desse profissional e oferecer elogios.
Outro ponto de destaque é a necessidade de encontrar o momento propício para colocar em prática o roteiro. Críticas e feedbacks negativos devem ser dados em particular. Por outro lado, comentários positivos e elogios, quando realizados em público, fortalecem a autoconfiança dos profissionais e melhoram a motivação da equipe.
2. Crie um ambiente seguro
A atmosfera em que uma pessoa recebe o feedback influencia muito a receptividade dos comentários. Afinal, se o ambiente é hostil ou muito competitivo, qualquer ponto negativo destacado vai soar como uma crítica ainda mais pesada.
Por outro lado, se o espaço criado é de acolhimento e segurança, até mesmo os feedbacks dos trabalhos mais insatisfatórios podem ser facilmente compreendidos, sem que os indivíduos levem para o pessoal. Sendo assim, cuidar do clima organizacional, acima de tudo, é fundamental.
A postura que você apresenta também faz a diferença na hora de realizar os apontamentos. Ter uma voz calma e empática é fundamental para tranquilizar as outras pessoas sobre o que vão ouvir a seguir.
3. Reforce os pontos fortes
Por mais que um trabalho tenha muitas falhas, é importante encontrar os acertos e pontuá-los. Isso ajuda a pessoa a perceber que ela não cometeu apenas erros, mas que também seguiu o caminho correto em alguns momentos.
É interessante ressaltar os pontos fortes logo no começo do feedback e concluir, novamente, mostrando que houve acertos. Isso ajuda a preparar a confiança do indivíduo e a resgatá-la após apresentar os comentários sobre as características que não foram bem-sucedidas no trabalho.
4. Apresente um caminho de desenvolvimento
Fazer apenas críticas sobre o trabalho de uma pessoa não vai, necessariamente, ajudá-la a melhorar. Em alguns casos, pode proporcionar frustração ao indivíduo. Em outros, apenas deixá-lo mais confuso.
Esse problema é ainda maior quando uma pessoa está iniciando em um ambiente de trabalho e está em período de adaptação. Nesse caso, é fundamental que tenha uma devolutiva com mais orientações de como acertar.
No entanto, por mais que seja desconfortável receber comentários sobre os equívocos cometidos em uma tarefa, isso é necessário para que todas as atividades ocorram de acordo com o esperado.
Sendo assim, uma solução é apresentar o caminho correto a ser feito. Dessa forma, todos podem alinhar o trabalho às expectativas da empresa e oferecer o melhor sempre.
Vale destacar, também, a importância do lifelong learning nesse caso, que é a prática de manter os estudos ao longo da vida, seja para adquirir novos conhecimentos, seja para se atualizar.
O incentivo ao desenvolvimento profissional pode ser feito por meio da educação continuada. Assim, o indivíduo aprende cada vez mais sobre a área de atuação e tem uma melhor preparação para assumir as responsabilidades no ambiente de trabalho.
5. Foque a objetividade
É importante mostrar exemplos na hora de apresentar os feedbacks. Comentários generalistas não ajudam a identificar os acertos ou os erros. Por isso, não trazem um efeito positivo para os profissionais, nem para a empresa.
Quanto mais objetividade uma pessoa tiver na hora de dar um retorno sobre uma atividade, melhor. Se possível, para aliar essa dica à apresentação de um caminho de desenvolvimento, vale a pena dar dicas diretas do que fazer nas próximas vezes.
Em alguns casos, unir profissionais que tiveram feedbacks positivos com as pessoas que não atingiram as expectativas da empresa em uma equipe para realizar a mesma atividade pode ajudar bastante. Assim, com um trabalho colaborativo, é possível visualizar de forma mais intuitiva o que foi apontado e saber como acertar nessa próxima oportunidade.
6. Disponibilize-se para suporte
Ter um espaço aberto para oferecer o apoio necessário para que as pessoas se desenvolvam a partir dos feedbacks recebidos também é um ponto fundamental. Nesse caso, é de grande importância ter uma rede de suporte no ambiente de trabalho.
Junto a isso, é fundamental oferecer os treinamentos necessários para que os profissionais se tornem capacitados o suficiente para assumirem as funções determinadas pela empresa. Esse é um ponto que complementa o processo de recrutamento e seleção de pessoas com formações adequadas para as vagas.
Incentivar a busca pelo conhecimento, como visto, é importante. Para reforçá-la, é possível formar parcerias com instituições de ensino com cursos EAD ou presenciais. Isso faz toda a diferença para estimular o aprendizado e a atualização profissional.
Saber como dar feedback não é fácil para nenhuma pessoa. Até mesmo os líderes mais experientes podem falhar bastante nessa missão. No entanto, com uma boa dose de empatia e de comunicação, é possível fazer comentários construtivos, tanto críticas quanto elogios, para atingir cada vez mais objetivos dentro de um espaço.
Gostou deste post? Então, aproveite e veja também qual é o caminho para construir uma carreira mais promissora!