Alfabetização e Letramento: conheça a pós-graduação na área

6 minutos para ler

As habilidades de leitura e escrita são fundamentais: elas dão base para todo o percurso escolar, além de serem altamente necessárias para lidar com situações cotidianas. Porém, o Brasil ainda conta com um número expressivo de pessoas consideradas analfabetas funcionais.

Nesse cenário, os especialistas em Alfabetização e Letramento encontram muitas oportunidades no mercado educacional, além de terem uma atuação com enorme valor social. Acha que essa área combina com você? Então continue a leitura para entender mais sobre ela, além de conferir como funciona a pós-graduação. Acompanhe!

Qual é o objetivo da alfabetização e do letramento?

Apesar de andarem lado a lado, esses dois conceitos são diferentes. O primeiro diz respeito ao processo de conhecimento das letras e das sílabas, o que proporciona as habilidades de ler e escrever. Já o segundo se refere à função social da leitura e da escrita.

Por exemplo, quem passa pelo processo de letramento é capaz de produzir textos em diferentes gêneros textuais e para diversas situações de vida. Além disso, quem é letrado consegue lidar de forma mais crítica com informações, por ler e interpretar bem as diferentes produções textuais a que somos expostos diariamente em contextos sociais.

Qual é a importância para a sociedade?

Alfabetização e Letramento estão na base de uma educação construtiva. Por meio desses processos, crianças, jovens e adultos conseguem desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação de textos, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas.

Em outras palavras, são processos cuja importância ultrapassa a sala de aula: são fundamentais para a sociedade de forma geral. Ser alfabetizado e letrado é algo que pode até mesmo impactar a autoestima, com reflexos em toda a qualidade de vida. 

Porém, o Brasil ainda tem resultados bastante preocupantes nesses quesitos. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 30% da população brasileira é analfabeta funcional. Esse levantamento é realizado pelo Ibope Inteligência e coordenado pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, em série histórica desde 2001.

Esse dado indica que nada menos que 38 milhões de pessoas têm competência limitada para fazer uso da leitura e da escrita. Essa parcela da população não identifica figuras de linguagem, com isso, tem dificuldade para interpretar textos e apresentam limitações para realizar operações matemáticas simples no dia a dia.

Como consequência, essas pessoas podem ser privadas de participar da sociedade de forma colaborativa, ativa e crítica, já que têm dificuldade para discernir informações, prezar por direitos e lidar com situações cotidianas que exijam competências de leitura e escrita. 

Desse modo, os especialistas em Alfabetização e Letramento fazem um trabalho de grande valor social, atuando junto às escolas das redes privada e pública e em outras instituições ligadas à área da Educação.

Quais são os pré-requisitos para trabalhar nessa área?

Ao pensar em Alfabetização e Letramento, vêm à nossa mente os anos iniciais da vida escolar, não é? Tradicionalmente, as habilidades de leitura e escrita são desenvolvidas ainda na infância, durante:

  • a Educação Infantil (G4 e G5, abrangendo crianças de 4 a 6 anos);
  • o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano, com estudantes de 6 a 10 anos).

Para trabalhar nessas fases escolares, é necessário ter um diploma em Pedagogia. Esse é o curso superior destinado a formar especialistas em processos de ensino e aprendizagem. 

Então, a pós-graduação em Alfabetização e Letramento é uma boa escolha para quem já têm a formação em Pedagogia e quer direcionar ainda mais a atuação profissional para aspectos relacionados às habilidades de leitura e escrita.

Porém, essa especialização também é bem-vinda a outros profissionais da educação. Por exemplo, se você já tem uma carreira em Letras, pode fazer a pós para complementar os conhecimentos e explorar novas possibilidades profissionais.

Lembre-se, porém, de que apenas quem tem o diploma de Pedagogia é que pode atuar com a docência nas fases escolares citadas. Se você tem outra formação, a especialização poderá ser aproveitada para outras atividades no mercado de trabalho, incluindo:

  • instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • centros culturais;
  • editoras;
  • organizações do terceiro setor.

Como é a pós-graduação em Alfabetização e Letramento?

O curso aqui da UNIFACS dura apenas 2 semestres e é indicado para profissionais da área de educação. Durante a pós, você aprofundará os conhecimentos nos processos de alfabetização e letramento, refletindo criticamente sobre a prática pedagógica.

Dê uma olhada na grade curricular:

  • Alfabetização de Jovens e Adultos;
  • Alfabetização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais;
  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais na Área de Educação;
  • Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita;
  • Arte, Ludicidade e Aprendizagem;
  • Construção do Pensamento Lógico Matemático;
  • Currículo e Interdisciplinaridade;
  • Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos;
  • Ferramentas Práticas para a Inovação na Área de Educação;
  • Inclusão e Tecnologias Assistivas;
  • Organização da Ação Pedagógica;
  • Políticas Públicas na Educação Básica e Superior;
  • Práticas Pedagógicas no Processo de Alfabetização;
  • Projeto de Experiência;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
  • Recursos Virtuais na Prática Pedagógica.

Após concluir o curso de especialização, o profissional encontra melhores oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, a pós é um diferencial e tanto no currículo. Sem contar no grande desenvolvimento pessoal proporcionado pela educação continuada. 

Além disso, a pós em Alfabetização e Letramento aqui da UNIFACS é oferecida na modalidade de educação a distância (EAD). Isso significa que você pode contar com toda a flexibilidade que apenas o ensino remoto proporciona, o que é ótimo para quem já está inserido no mercado de trabalho.

Ainda, a EAD tem como grande vantagem o estímulo ao desenvolvimento de habilidades digitais. Para quem vai atuar na área da educação, isso é ainda mais relevante. Afinal, as tecnologias educacionais já fazem parte da realidade do setor e proporcionam muitos ganhos nos processos de ensino e aprendizagem.

E aí, gostou de conhecer a pós em Alfabetização e Letramento EAD? Como você viu, essa é uma área muito interessante para direcionar a carreira. Afinal, o Brasil tem dados preocupantes acerca do alfabetismo da população, o que abre espaço para a atuação de especialistas na aquisição de habilidades de leitura e escrita. 

Ficou interessado? Então inscreva-se já no curso e explore as oportunidades dessa área!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário