Bacharelado em Educação Física: veja se o curso é para você!

7 minutos para ler

Quando o assunto é estudar Educação Física, qual a melhor escolha: bacharelado ou licenciatura? A resposta depende muito do que você espera para o futuro da carreira e o que gostaria de aprender.

Por mais que muitas pessoas acabem escolhendo a licenciatura, logo de cara, é importante ressaltar que o bacharelado também apresenta ótimas vantagens para a carreira de educador físico. Sem contar que nada impede que um aluno estude essas duas graduações.

Sendo assim, que tal saber mais sobre o bacharelado em Educação Física? Neste post, tire suas principais dúvidas sobre o tema e veja se é uma boa decisão escolher esse curso!

O que é um bacharelado?

Você sabia que existem diferentes tipos de graduação, cada uma com determinadas características? O bacharelado é uma das opções de curso superior que uma pessoa pode seguir.

Esse diploma oferece diversas vantagens para quem busca ter mais áreas de atuação. Afinal, o objetivo do bacharelado é unir teoria à prática, abordando temas variados com relação ao curso escolhido.

Não é à toa que a grade curricular do bacharelado costuma ter mais conteúdos, assim como o tempo para se formar também é um pouco maior, em comparação com as outras opções de graduação.

Em outras palavras, o bacharelado é um tipo de curso superior que abrange uma enorme quantidade de conteúdos relacionados a determinada profissão, oferecendo uma formação bastante abrangente. Desse modo, com o título de bacharel, é possível escolher diferentes caminhos para construir uma carreira.

Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Diferentemente do bacharelado, o foco do curso de licenciatura é a formação de professores para a rede básica da educação. Ou seja, a graduação tem como objetivo preparar os alunos para lecionar em escolas e instituições de ensino.

Para quem sempre sonhou em dar aulas e planejou a carreira para se tornar um professor, essa é uma grande vantagem. Além disso, a licenciatura conta com conteúdos voltados para a formação pedagógica.

Dessa forma, a grade curricular do curso alia temas relacionados à graduação e assuntos que ajudam a desenvolver uma visão pedagógica e didática sobre a área de atuação. Essa dinâmica auxilia na preparação para assumir classes, preparar aulas e administrar uma turma de alunos.

A licenciatura também se difere do bacharelado no tempo de formação. Enquanto a segunda opção de curso dura entre quatro e seis anos, esse tipo de graduação leva, em média, três a quatro anos para ser concluído.

Por que fazer um bacharelado em Educação Física?

Agora, chegamos à principal questão: vale ou não a pena fazer um bacharelado em Educação Física? Na verdade, quem vai responder a essa pergunta é você. Mas antes, é importante saber mais sobre esse curso.

O curso superior em Educação Física, com duração média de quatro anos, costuma chamar a atenção de pessoas que têm afinidade com práticas esportivas. Além disso, é uma ótima opção de carreira para quem gosta de auxiliar outras pessoas na realização de exercícios físicos.

O profissional que obtém o bacharelado tem outras alternativas de atuação, diferentemente da licenciatura, que é voltada para lecionar aulas. Por conta disso, é possível também ter acesso a melhores oportunidades de emprego e de salários mais altos.

Para as pessoas que gostam da carreira acadêmica, o bacharelado introduz diversos conteúdos teóricos, que podem ser aprofundados por meio de uma pós-graduação. Com o mestrado ou o doutorado, por exemplo, há a possibilidade de fazer pesquisas avançadas e descobertas científicas, desenvolver novas técnicas, além de dar aulas para o Ensino Superior.

Quais são as suas opções de atuação?

Quer saber com o que você pode trabalhar ao se tornar um bacharel em Educação Física? A boa notícia é que existem diversas alternativas. Assim, é possível escolher uma área que tenha mais a ver com os seus planos pessoais, expectativas de carreira e interesses.

A seguir, confira os principais segmentos de atuação disponíveis para quem fez o bacharelado em Educação Física!

Treinamento individual

Já pensou em se tornar um personal trainer? Para isso, a formação superior é indispensável. Além disso, é necessário ter concluído um tipo de graduação específico: o bacharelado.

É esse curso que oferece conhecimentos práticos e teóricos que podem ajudar outras pessoas, principalmente, planejamento e acompanhamento de treinos individuais, seja por meio do trabalho de personal training autônomo, ou por meio de instrução em academias.

Treinamento de performance

Outra opção de carreira é se tornar um treinador de atletas. Pessoas que precisam desempenhar uma alta performance em práticas esportivas necessitam do auxílio de profissionais especializados nesse tipo de trabalho.

O curso de Educação Física prepara um indivíduo para atender a essa demanda facilmente, oferecendo todo o conhecimento técnico e as habilidades para montar, orientar e auxiliar o treino de alta performance.

Recreação

Sabia que um educador físico também pode trabalhar com recreação? Clubes, academias, SPAs, negócios do setor de hotelaria e diversas outras empresas são espaços bastante receptivos para profissionais com essa formação.

Geralmente, o trabalho gira em torno da promoção de entretenimento saudável e seguro para o público de todas as idades, desde crianças até idosos. Isso porque o profissional formado tem o conhecimento necessário para garantir o bem-estar das mais variadas faixas etárias, considerando suas necessidades.

Como é o mercado de trabalho?

Como visto, existem diversas opções de atuação para bacharéis em Educação Física. Como essa profissão lida diretamente com práticas que exercem impactos positivos na saúde e no bem-estar das pessoas, existe uma alta demanda por profissionais habilitados para o trabalho.

Sem mencionar que o autocuidado é uma tendência na sociedade, o que aumenta a demanda por educadores físicos em diversos espaços. Desse modo, é possível esperar ótimas oportunidades de emprego.

Outra vantagem no mercado de trabalho da Educação Física é a remuneração. No geral, a média salarial é de R$2.200,00. No entanto, em algumas áreas, esse valor aumenta bastante. Por exemplo, personal trainers podem ganhar mais de R$6.000,00, dependendo das horas trabalhadas.

Como a UNIFACS pode ajudar com isso?

É claro que, para ter ótimas oportunidades de carreira, é importante apresentar diferenciais. Nessa missão, a UNIFACS tem de tudo para ajudar. Com cursos de qualidade e metodologia de ensino inovadora, a instituição está pronta para apoiar o sucesso profissional dos alunos.

Inclusive, é possível optar pelo ensino a distância para cursar o bacharelado em Educação Física, aproveitando todas as vantagens dos cursos digitais. Entre elas, praticidade nos estudos, flexibilidade de horários e autonomia para organizar a rotina.

Conferir detalhes sobre o curso de Educação Física, bacharelado, áreas de atuação e mercado de trabalho é ótimo para escolher a melhor graduação para você e planejar a carreira. Para tomar as melhores decisões, não se esqueça de contar com o apoio de boas instituições de ensino. Assim, é possível ter ainda mais sucesso no futuro.

Gostou da ideia de fazer um bacharelado em Educação Física a distância? Então, confira mais detalhes sobre o nosso curso!

Teste vocacional interativo

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário