Conteúdos
Você sabe o que é marketing? Dentro dessa carreira há diversas funções que você pode seguir. Ela serve para estimular a venda de produtos e serviços. O(a) profissional de marketing consegue analisar problemas e desejos e dentro disso ver alguma oportunidade que vá satisfazer o mercado.
Assim, o marketing é algo que engloba a satisfação do cliente e o retorno que isso traz a determinada marca, empresa ou pessoa. Essa área está entre uma das mais promissoras para o futuro e a cada dia surgem novidades que possibilitam uma nova forma de fazer marketing e conectar-se com o consumidor.
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade. – Philip Kotler
APERTA O PLAY!
Confira os convidados do nosso podcast sobre Marketing e Negócios para Jogos e conheça um pouco mais dessa área que é cheia de possibilidades.
ALEXANDRE GRELUK SZYKMAN
Fundador da HTW Games
Professor por três anos de Tecnologia e Empreendedorismo em instituições que incluem a Escola
Superior de Empreendedorismo do SEBRAE-SP.
RAFAEL SARACENI
Fundador do Lira Edu
Startup de treinamento corporativo gamificado. Especialista em uso de jogos para treinamento e capacitação dentro de empresas.
AMANDA BRITTO
Mediadora
Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza, Mestranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela FFLCH-USP, Pós-graduada em Jogos Digitais com extensão em Engenharia de Dados, Ciência de Dados e Business Intelligence e formada em Sistemas para Internet (2013).
Gostou? Separamos algumas curiosidades sobre essa carreira para você que gostaria de conhecer ainda mais sobre marketing. Leia abaixo!
1. Marketing é um mercado aberto
É uma carreira com diversas possibilidades. Não é necessário se formar em marketing para atuar na área. Há espaço para formados em Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas e Jornalismo, por exemplo.
2. Ano de 1867
Foi feito o primeiro registro de um aluguel de outdoor. Ele é uma forma de marketing usado para divulgar o anúncio da sua empresa ou serviço.
3. Primeiro comercial
O primeiro comercial de TV do mundo ocorreu em 1941, com uma vinheta de 10 segundos para a marca de relógios Bulova. Hoje em dia é muito comum publicidades na TV serem feitas em estratégias de marketing.
4. SEO
A palavra SEO é muito usada no marketing. Nela englobam técnicas que tem como objetivo posicionar uma página online entre os melhores resultados nos motores de busca, como o Google. Esse termo surgiu em 1997, no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner.
5. Área de experiências
O marketing é uma profissão divertida mas muito séria e que precisa esforço. Nessa carreira você lida com ambientes de pressão que trazem diferentes experiências, sendo necessário usar a criatividade e lógica.
6. Coletividade
Ao criar algo em marketing o trabalho nunca é individual. Então, durante sua carreira você estará sempre em contato com uma equipe e deve estar apto a fazer novas amizades e pensar no coletivo.
7. Salários distintos
A sua remuneração em marketing dependerá muito de quanto de experiência você tem. Por exemplo, um(a) diretor(a) pode chegar a ganhar mais de 10 mil reais, enquanto para um(a) assistente a média salarial é R$1720 no Brasil e para um(a) gerente de Marketing R$8.197.
8. Inovação
A carreira de marketing é algo que se renova a cada dia. Todo(a) profissional dessa área deve se manter atualizado e levar a palavra inovação ao pé da letra.
A Graduação em Marketing da Universidade Potiguar (UNP), forma pessoas que possam analisar o mercado e identificar tendências para propor estratégias de marketing e vendas que vise a relação mais eficiente com o consumidor e as empresas.
Agora que você pôde conhecer um pouco mais sobre a carreira de marketing, que tal investir no seu futuro?